segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Festa Junina - Você sabia?

Em duplas, os alunos pesquisaram temas específicos sobre curiosidades juninas no site do Canal Kids. Cada dupla, depois da pesquisa, fez um resumo das curiosidades em forma de tópicos e em um terceiro momento digitaram as curiosidades para serem apresentadas com o uso do datashow.












Classificação dos animais.

Para entenderem melhor a classificação dos animais, que é um dos assuntos de Ciências, os alunos trouxeram inúmeras figuras de animais. Depois classificaram os animais em vertebrados e invertebrados. Em seguida, os alunos classificaram os vertebrados em mamíferos, aves, peixes, repteis e anfíbios, confeccionando assim um cartaz.













quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Outras atividades...

 Ditado compartilhado: Em duplas, os alunos ditavam um pequeno diálogo um para o outro, alternando a vez entre quem ditava e quem registrava. Quem ditava tinha que ir até o quadro, ler as frases, voltar a carteira e ditar ao colega o que havia lido. Após algumas idas e vindas, trocava-se de função, até que se concluía a atividade. O objetivo desse exercício foi explorar a ortografia correta das palavras, a pontuação presente em diálogos e a capacidade de atenção, concentração e memória.



Gráfico: Quanto mediamos ao nascer? - Cada aluno trouxe a sua medida ao nascer. Depois, cada um fez uma tira com a medida que tinha quando nasceu e todos colocaram as suas tiras no gráfico, que ficou exposto na sala. O objetivo dessa atividade foi desenvolver noções de medida de comprimento e a comparação entre suas principais unidades: centímetro e metro.



Maquete do relevo de Joinville

Com um mapa e massa de modelar, os alunos confeccionaram pequenas maquetes representando o relevo de nossa cidade, que é um dos conteúdos de Geografia. Essa atividade foi desenvolvida em pequenos grupos, ainda no primeiro trimestre.















terça-feira, 22 de maio de 2012

Verbos

Para facilitar a identificação do verbo como uma ação do sujeito, os alunos completaram a música " O Pato" com os verbos correspondentes, ouvindo e  assistindo a música.


O pato
Vinícius de Moraes

Lá ___________ o pato
Pata aqui, pata acolá
Lá ___________ o pato
Para _________ o que ________ que há...

O pato pateta
______________ o caneco
______________ a galinha
______________ no marreco
______________ do poleiro
No pé do cavalo
______________ um coice
______________ um galo...

______________ um pedaço
De genipapo
______________ engasgado
Com dor no papo
_______________ no poço
_______________ a tigela
Tantas __________ o moço
Que ____________ prá panela...

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Atividade Interdisciplinar - Linha do Tempo


Objetivos da atividade por disciplina:

Português: - Desenvolver a escrita, através de pequenos relatos;
                  - Explorar o tempo verbal “passado” nos fatos relatados;
                  - Enfatizar o uso correto de letra maiúscula no início de frases e em nomes próprios.

Matemática: - Perceber a ordem cronológica da vida;
                     - Aprimorar o uso da milhar: 2.000, 2.001, 2.002...
                   - Desenvolver as medidas de tempo e comprimento. Este último, na medida do intervalo da linha usando centímetros,  de um ano para o outro, de maneira padrão.

História: - Entender que cada um tem a sua história e faz parte dela;
               - Perceber a passagem de tempo, as mudanças que ocorreram.

Geografia: - Situar-se no ambiente.

Ciências: - Reconhecer mudanças ocorridas em si mesmo durante o tempo de vida que forma sua linha do tempo.










Bem-vindos ao blog!!!